sexta-feira, 27 de março de 2009

Ao vivo

Qualquer caricaturista que se preze tem de se fazer à estrada, ou seja tem de ir para a rua fazer caricatura ao vivo. Esta modalidade está para os caricaturistas como os concertos ao vivo estão para os músicos, sem rede e sem escapatória. Ao vivo não há truques de photoshop nem é possível fazer playback.
É muito mais fácil ficar sentadinho em casa no estirador a fazer calmamente os bonecos, sem a pressão do tempo, da luz, dos olheiros, das correntes de ar, da cadeira indecente, da perna dormente e das expectativas da pessoa de carne e osso que está à nossa frente.
Os pilotos de avião têm de fazer horas de vôo. Os caricaturistas têm de fazer horas de caricatura ao vivo para ganharem calo. Recomendo vivamente aos potenciais futuros caricaturistas e aos que estão no activo mas que não praticam, que arrisquem e façam o maior número possível de caricaturas com seres humanos vivos.
Quem sabe se um dia, com esta crise que anda por aí, não tenha que ir para a rua ganhar o pão que o diabo amassou para sustentar a família. É sempre bom ter na manga um recurso circense qualquer, seja malabarismo, seja apagar fogo com a boca, seja fazer de homem estátua, seja caricatura.
A minha primeira vez foi em 2001, numa festa da caricatura em Vila Real. Ninguém se esquece da primeira vez. As minhas primeiras vítimas foram um grupo de velhotes vila realenses que tiveram imensa paciência para com a minha inexperiência.
Desde então, sempre que tenho oportunidade, faço caricatura ao vivo. Não sou um especialista, não é o meu habitat natural, sou mais de estúdio, mas o meu traço só tem a ganhar com estas investidas.
O que serve de bitola para avaliar uma boa caricatura é o riso do modelo, é a prova dos nove da caricatura ao vivo, sendo a gargalhada histérica o objectivo máximo. Há excelentes caricaturistas que conseguem facilmente provocar esse êxtase. Numa primeira fase só conseguia arrancar sorrisos amarelos, hoje em dia já consigo uns sorrisos com umas palmadinhas nas costas à mistura, mas o que pretendo mesmo é um dia atingir a gargalhada mortal como a anedota dos Monty Python's.
A banda desenhada, o cartoon e a ilustração são artes solitárias, o autor fica isolado do mundo durante imenso tempo e inevitavelmente ganha tiques e manias de quem vive longe do mundo na sua gruta. A vantagem da caricatura é esta possibilidade de contacto humano que nos obriga a voltar à terra. Além de que temos o feedback do nosso trabalho logo ali na hora.
Se és jovem, se andas descontente e se tens alguma queda para a bonecada, tenta a tua sorte na caricatura.

A Caricatura oferece uma carreira profissional estável, com possibilidades de ascensão e formação contínua, havendo uma enorme valorização da componente humana.

A Caricatura oferece boas condições de habitabilidade, alimentação, cuidados com a saúde e integração no espírito de grupo, bem como um conjunto de medidas que permitem uma fácil integração no mercado de trabalho após o período de serviço.

Alista-te, junta-te aos caricaturistas e faz desta forma de arte o teu modus vivendi!

5 comentários:

Anónimo disse...

Estimado Pedro,

Venho desafia-lo a apresentar-nos uma caricatura ou ilustração deste “ícone” da Extrema Direita “moderada”, que na passada semana nos brindou com esta declaração absolutamente genial.

Carlos Pavão

Le Pen: Câmaras de gás foram «pormenor» da II Guerra
http://www.diariodigital.pt/news.asp?section_id=10&id_news=379666

O líder da extrema direita francesa, Jean Marie Le Pen, reafirmou hoje no Parlamento Europeu que é uma «evidência» que as câmaras de gás foram um «pormenor» na história da Segunda Guerra Mundial, declaração que já valeu ao político uma condenação em França.

Naish disse...

É mesmo isso! Com a crise aí a fazer mossa, é sempre bom ter uma profissão/talento de recurso!...
Muito bem.
Abraços

mulher de negócios disse...

E que tal criar aqui na internet um negócio de 2ª linha? Eu mandava as fotos por mail e o Pedro faz as caricaturas. Quanto custa?

Francisco Martins disse...

Yoh Pedro!
Excelente trabalho, como sempre!
Sim, parece-me uma boa ideia...vai na volta ainda aceito a tua sugestão de virar caricaturista...

Abr.

Francisco Martins
www.subversivetales.blogspot.com
www.subversivetales.com

J.BOSCO disse...

maravilhosas suas caricaturas, Pedro!
fiz um link pra vbocê no meus favoritos!!
parabéns!
abraços