sábado, 15 de novembro de 2008

Onde tudo começou

Em 1999 resolvi participar à séria no concurso de banda desenhada do Festival da Amadora. Na altura ainda tinha ilusões em seguir carreira pelo mundo da BD. Investi tudo o que tinha, artísticamente falando, em 4 pranchas aos quadradinhos pintadinhas a ecoline e a tinta da china, sobre o sempre aliciante tema do 25 de Abril. Deixei a pele, o couro, o cabelo, os neurónios, os joanetes, o esternocleidomastoideu, etc, por esta empreitada que me haveria de consagrar como grande autor da BD Internacional ao nível de um Hergé. Aquela maldita BD era a minha capela Sistina!
Com menos convicção, também resolvi participar no concurso de cartoon do mesmo festival com este boneco acima postblicado. Qual não foi o meu espanto (sim, na altura ainda me espantava) quando percebi que a BD tinha sido completamente ostracizada, nem uma mençãozita para amostra enquanto este cartoon foi premiado com o segundo prémio (90 contos na altura, nada mau). Moral da história: não vale a pena tentar perceber estes concursos.
Quanto a este cartoon, inspirado na intrigante estátua do Cutileiro sobre o 25 de Abril, marcou para mim o começo de uma nova era dedicada ao cartoon e mais tarde à caricatura.
A curiosidade neste desenho está na tartaruga que tive de acrescentar para disfarçar uma pinga verde de ecoline que ia sendo responsável por uma taquicárdia aguda.
As pernas da menina ficaram com um tom de pele estranho e tive de as transformar em collants.
Ainda não perdi a esperança de voltar à BD. Mais do que o cartoon e do que a caricatura, o meu grande amor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Patetico!

Pedro disse...

Sabia das caricaturas. Desconhecia este amor pela BD. Já valeu a pena aqui ter vindo.

Becosoide disse...

Abraço do Tito BD é o que está a dar !!!

Anónimo disse...

Tem graça que, não fosse a tartaruga, o sentido do cartoon não seria o mesmo ...
Venham daí mais.
Abraço, Martim

Anónimo disse...

Muito bom.
Alia o talento para o desenho a um comentário político certeiro e implícito!
Keep up the good work.

Anónimo disse...

belo blog..

é a 1ª de muitas visitas, de um activo bloguista!
mas que gosta de não ser identificado e de lançar boatos.

Mourinho es un palhaço!

Anónimo disse...

Mas k história! Muito giro.. Não fazia ideia! Um beijinho grande de quem também gosta muito de animar blogs... Tás bom, boateiro!? A gente vê-se por aí... Boa sorte para o blog!